O que é um boleto bancário?

O que é boleto bancário?

O Boleto Bancário representa um título de cobrança pagável em :
-Qualquer agência bancária do território nacional
-Homebanking (
serviços bancários através de aplicações disponíveis na internet)
-Casas Lotéricas
-Supermercados
-Agências dos Correios

No banco é só seguir para o Caixa com o boleto e pagar, qualquer um pode. Os personagens principais do relacionamento da cobrança através de Boleto Bancário são: Banco, Sacado e Cedente.

Banco: Instituição financeira responsável pela cobrança, ou seja, desde que seja previamente contratado pelo Cedente, o Banco receberá o pagamento do referido documento de cobrança pago pelo Sacado, e creditará a importância paga na conta corrente do Cedente.

Sacado: Quem paga o boleto;

Cedente: Quem emite a cobrança ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada.

Importante: Para emitir cobrança através de boletos bancários é necessário que sua conta corrente seja devidamente habilitada para cobrança junto ao seu Gerente de Contas.

Na prática, como funciona a cobrança através do Boleto Bancário?

O Cedente emite o Boleto e encaminha para o Sacado que durante o período de vencimento efetuará o pagamento nos meios descritos acima.Ao receber a importância paga pelo Sacado, a instituição financeira receptora encaminhará a referida importância para o Banco emissor da cobrança para que ele credite na conta do Cedente no período de compensação acordado entre as partes.Sendo assim, neste momento o Banco emissor irá debitar a taxa de cobrança que ele acordou com o Cedente previamente. 

Feedback e Base de Dados de Conhecimento